sábado, 31 de outubro de 2009

Turminha do Ronda visita a escola.

A Turminha do Ronda encanta adultos e crianças durante apresentação na EMEIF João Paulo II.

No último dia 29 de Outubro a EMEIF João Paulo II recebeu a visita de uma turminha muito especial. Estamos falando da Turminha do Ronda, um projeto educativo da 4ª companhia do 6º batalhão da Polícia Militar do Ceará (Núcleo do Conjunto Ceará).
A Turminha do Ronda conta, de forma lúdica e divertida, a história de Lica, uma menina bastante esperta que um belo dia conhece um novo amiguinho chamado Tortinho. Tortinho é um garoto aparentemente normal, mas que está envolvido com drogas e a prática da violência e tentar convencer Lica a enveredar por este mesmo caminho. Porém, a menina surpreende Tortinho ao lhe apresentar um novo amigo, o amigo Ronda, um simpático policial que ajuda Tortinho a sair do mundo das drogas e da violência.
Dotada de uma linguagem leve e dinâmica, a peça teatral encenada pela Turminha do Ronda aborda vários temas ligados ao cotidiano das crianças e jovens e dá um enfoque todo especial a várias questões dentre elas a da necessidade de se respeitar os pais, os valores cristãos da sociedade e como fazer uso da fé para vencer as drogas e a violência.
Durante a apresentação alunos, professores e funcionários participaram ativamente do espetáculo, interagindo com os fantoches e aprendendo em conjunto lições de cidadania que, com certeza, vão ficar gravadas para sempre em seus corações e mentes.
Confira abaixo a ficha técnica do espetáculo e os melhores momentos da apresentação da turminha do Ronda na EMEIF João Paulo II.


Ficha Técnica da Turminha do Ronda

Idealizador e Organizador(1) - Capitão Hamisterdam

Organizadora(2) - Sargento Aurivania

Personagem Tortinho - Soldado Anderson

Personagem Amigo Ronda - Soldado Frota

Personagem Lica - Soldado Priscila Sena

Texto - Soldado Anderson

Sonoplastia - Michel

Filmagem - Cabo Erasmo

Apoio a Produção - Soldado Karine

Realização
4ª companhia do 6º batalhão da PM (Núcleo Conjunto Ceará)


Turminha do Ronda - Melhores Momentos

Escola promove ação educativa contra a violência e o desperdício.

Alunos assistem vídeo sobre o desperdício de alimentos.

Durante os dias 27 e 28 do mês de Outubro os alunos da EMEIF João Paulo II estiveram envolvidos em uma ação educativa visando a diminuição da violência entre os jovens e o combate ao desperdício da merenda escolar por parte dos estudantes.
Idealizada pelo Núcleo Gestor da escola, a ação contou com a exibição de vídeos e palestras enfocando sempre a temática do combate a violência e ao desperdício de alimentos.
A atividade recebeu o apoio de vários segmentos da unidade escolar e reforçou ainda mais junto aos alunos o compromisso dos profissionais da escola na busca incessante por uma educação de qualidade para todos.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Projeto de dança agita a escola

Professora Lili de Sousa e alunos durante uma das aulas.

Desde o início do mês de Setembro um novo projeto vem mexendo com todos os que fazem a EMEIF João Paulo II. Estamos falando do projeto "Dançando na Escola".
O projeto "Dançando na Escola" é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Secretaria Municipal de Cultura que, juntamente com a Prodança (Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará) ofertam aulas de iniciação em dança para os alunos da rede municipal de ensino. Ao todo vinte escolas da cidade de Fortaleza estão sendo beneficiadas pelo projeto, uma delas é a EMEIF João Paulo II.
Durante as aulas os alunos desenvolvem a musicalidade, as habilidades corporais, aprendem técnicas de dança e, atravês da arte, experimentam uma nova forma de expressão. Na EMEIF João Paulo II as aulas são ministradas pela professora Lili de Sousa e acontecem sempre no contra-turno escolar.
A expectativa é que ao longo do projeto mil e oitocentas crianças em toda a cidade sejam beneficiadas e que o universo da dança e suas múltiplas possibilidades passe a fazer parte efetivamente da vida de cada uma destas crianças enriquecendo e enobrecendo o caráter de cada uma delas.